Oi mulheres descomplicadas!!! Como já conversamos, a osteoporose afeta mais mulheres do que homens e pode prejudicar o nosso bem-estar pois aumenta o risco de fraturas ósseas. Já falamos também que todas as pessoas com osteoporose devem ser incentivadas a mudanças de hábitos de vida que compreende principalmente atividade física e a dieta rica em cálcio.

Uma dieta rica em cálcio é importante durante a formação da massa óssea, ou seja, na infância e adolescência. Por isso devemos incentivar as crianças e adolescentes a ingerirem leite e derivados, os alimentos mais ricos em cálcio, pois o pico de massa óssea é atingido ao fim do término do crescimento do esqueleto, entre 18 a 30 anos. Quanto maior o pico de massa óssea, menor o risco de osteoporose lá na frente.

Quem tem osteoporose deve consumir em torno de 1000 a 1500mg de cálcio por dia, por meio de dieta e/ou suplementação (com medicamentos). De uma forma simplificada, um copo de leite, um copo de iogurte e uma fatia e meia de queijo contêm, aproximadamente, 300 mg de cálcio elementar cada.

Veja uma tabela com alguns exemplos de alimentos e a biodisponibilidade (quanto de cálcio nos fornece) de cálcio em mg.

Alimento Quantidade Ca(mg)
Leite integral 1 xícara 288
Leite desnatado 1 xícara 296
Queijo cottage 12g 320
Queijo fresco 1 fatia 200
Iogurte Integral 1 xícara 272
Iogurte desnatado 1 xícara 294
Ostras cruas 1 xícara 226
Brócolis cozido 1 talo 158
Couve cozida 1 xícara 289
Espinafre 1 xícara 200
Tofu 100g 128
Feijão preto 1 xícara 80
Cenoura 1 xícara 45
Sardinha enlatada em óleo 85g 372
Amêndoas 1/2 xícara 160

A suplementação de cálcio pode ser feita por meio de sais de cálcio, nas formas de carbonato e citrato de cálcio, contendo, cada uma, respectivamente 40% e 25% cálcio elementar. A vitamina D também deve ser suplementada , pois é substância fundamental para a manutenção de um esqueleto de boa qualidade e prevenção/ tratamento da osteoporose em adultos e idosos que não se expõem ao sol regularmente.

Falamos sobre a vitamina D em outro post aqui no blog, se estiver curiosa, dê uma olhadinha depois!

Mulheres com osteoporose diagnosticada pela densitometria óssea, história prévia de fratura de coluna vertebral e de quadril, ou com alto risco para fraturas devem ser tratadas com medicamentos próprios para osteoporose, quando seu médico achar necessário.

Existem 2 tipos de tratamento medicamentoso: os agentes anti-reabsortivos, que são drogas que reduzem a perda óssea; e as drogas anabólicas, que estimulam a formação óssea.

Anti-reabsortivas Anabólicas
Estrogênios Fluoreto de sódio
Bifosfonados Andrógenos
Raloxifeno Hormônio de crescimento
Calcitonina Paratormônio

Sempre consulte seu/ sua médico/a para estabelecer qual é o melhor tratamento para a osteoporose e se, em alguns casos, deve-se fazer uma terapia combinada.

Bom, meninas, acho que deu pra descomplicar a importância sobre o Cálcio na alimentação…

#ficaadica: alimentação rica em cálcio, tomar sol de vez em quando, fazer exercícios físicos regulares, não fumar são hábitos saudáveis para prevenção da osteoporose!

FONTES: (1) Consenso Brasileiro de Osteoporose 2002; (2)The prevention and treatment of osteoporosis: a review – 2005; (3) Manual de orientação de osteoporose – FEBRASGO – 2010 (3)Osteoporose: Tratamento. Diretrizes Clínicas na Saúde Complementar. Autoria: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia Sociedade Brasileira de Reumatologia – 2011.