Quando alguém descobre que tem miomas, 2 dúvidas surgem imediatamente na cabeça: Preciso retirar o útero? Mas é um tumor, vira câncer??? Vou tentar descomplicar pra vocês:

Tenho miomas, preciso retirar meu útero??

Essa é uma dúvida muito comum, mas como a maioria das mulheres que tem miomas não sente nada, o tratamento desses tumores consiste em fazer acompanhamento com exames de imagem e seguimento com ginecologista.

Mulheres com sintomas, com miomas numerosos, e úteros volumosos podem se beneficiar do tratamento, sendo hoje em dia, preconizado tratamento mais conservador possível, para preservar o útero. Em algumas situações resta apenas a opção de retirar o útero, mas sempre analisando caso a caso.

Mioma pode virar câncer??

Apenas cerca de 0,2 a 0,7% dos casos de miomas tem transformação maligna, portanto, mioma não é um bicho de 7 cabeças e a maior parte das mulheres só descobre que tem esses “tumorzinhos” quando vai fazer algum check up ginecológico, ou quando tem com alguma disfunção em seu ciclo menstrual.

Será que tudo ficou um pouquinho mais claro??

Sempre converse com seu ginecologista, pois é a melhor pessoa para fornecer informações seguras e orientação do que fazer se você tiver miomas uterinos.

Fonte: Manual de Orientação Leiomioma Uterino – FEBRASGO – 2007