Esperar o trabalho de parto dá uma ansiedade, não é??  Primeiro vamos lembrar que a data provável de parto, que é com 40 semanas, se chama isso, provável, e não data certeira ou data final! Normalmente o trabalho de parto ocorre próximo a essa data! Mas pode ser antes ou depois! Uma gestação pode ir até 42 semanas e só apenas após essa data é considerado pós termo, alguns protocolos recomendam indução com 41 semanas.

Mas mesmo assim não vemos a hora de conhecer aquele ser que vai mudar a nossa vida para sempre, não é?! E nada disso acontecer, as semanas passam e nada! Vamos dar algumas dicas de como ajudar um pouquinho a natureza a liberar ocitocina, o hormônio que faz o útero contrair!

  • Sexo: A atividade sexual estimula a liberação de ocitocina, o orgasmo estimula o útero e também uma substância chamada prostaglandina, presente no esperma, ajuda a amolecer o colo do útero
  • Estimulação dos mamilos: A massagem dos mamilos para simular a amamentação dos bebes, é uma tentativa para provocar liberação de ocitocina pelo corpo, mas muito cuidado para não machucar!
  • Caminhada e outras atividades físicas: O aumento da pressão da cabecinha do bebe no colo estimula as contrações, essa tática é mais eficaz naquela fase de contrações irregulares e fracas e durante o trabalho de parto efetivo
  • Acupuntura: É comprovado que alguns pontos podem estimular a intensificação da contração uterina, pode ser necessário algumas sessões, sempre procurar um profissional com experiência nesse tipo de trabalho

Algumas dicas, como chá de gengibre e canela e alimentos apimentados tem a intenção de irritar a mucosa intestinal e estimular o útero, mas não há comprovação cientifica dessas técnicas. Assim como a homeopatia, que ainda não temos comprovação.

Uso de laxativos realmente estimula a atividade uterina ao irritar a mucosa intestinal e causar diarréia e alguns medicamentos vômito também, mas não recomendamos isso pelo risco de desidratação, trazendo mais malefício que benefício para a mamães.

E a quinta dica??!!!! A dica mais importante de todas é manter a tranquilidade! Nervosismo libera adrenalina que age como inibidor da ocitocina e acaba atrapalhando as contrações e a evolução do trabalho de parto!!!

Então muita calma nessa hora mamães!