Estamos diante de uma dúvida muito comum, não é mulherada? Será mesmo que o anticoncepcional engorda como tanto ouvimos falar? Ou é só balela?

Na realidade, a maioria das usuárias de anticoncepcionais hormonais não altera seu peso!!! Porém (sempre há um porém), uma pequena parcela (5 a 12%) pode SIM ter um aumento no peso corporal com o uso de qualquer contraceptivo hormonal. Prestem atenção que eu disse QUALQUER contraceptivo HORMONAL. Portanto, aqui não entra o DIU de cobre. Uma exceção deve ser feita em relação ao injetável trimestral, em que uma parcela maior (cerca de 24%) pode ter ganho de peso.

Importante frisar que mesmo com o uso do injetável trimestral, 75% das mulheres irão manter seu peso estável, ou seja, não ganharão peso!!!

Há um grande estudo publicado em 2011 que mostrou que o uso de contraceptivos orais combinados (aquelas pílulas que contém estrogênio e progesterona em sua composição) não influenciou no ganho de peso ao longo do tempo. O que influenciou na verdade foi a idade. A mulher tende a ganhar 0,45 quilo por ano dos 19 aos 44 anos. Que triste né?! Pois é, o jeito é investirmos naquela velha e conhecida dupla dinâmica – dieta equilibrada e exercício fisico regular – para mantermos o corpinho.

Fonte: 1) Ferriani, RA; Vieira, CS; Brito, LGO. Rotinas em Ginecologia. São Paulo: Editora Atheneu, 2015; 2) Lindh et al. The long-term influence of combinei oral contraceptivos on body weight. Hum Reprod. 2011;26(7):1917-24.