Você já teve um corrimento amarelado, com cheiro ruim??? Ficou pensando se era uma infecção séria ou se não estava tendo uma higiene adequada? Calma, pode ser que você tenha tido uma Vaginose Bacteriana (VB).

A VB é a causa mais comum daquele corrimento que tem cheiro mmuuuiiittooo ruim (mesmo depois de um banho bem tomado), geralmente amarelado ou cinza, e ela ocorre quando acontece um desequilíbrio com a flora vaginal normal, e aí há um aumento de algumas bactérias não tão boazinhas assim. A principal bactéria responsável é a Gardnerella vaginallis, mas outras também podem estar envolvidas nessa história.

Embora ela não seja considerada uma DST, a presença dela pode facilitar a aquisição de uma doença sexualmente transmissível. Mulheres que possuem muitos parceiros e que costumam realizar duchas vaginais têm mais risco de desenvolver a VB, mas qualquer mulher pode ter, não existe muita regra não!

Em geral, esse tipo de vaginose tem só um efeito no local mesmo, causando corrimento e um desconforto, nada mais que isso. Mas a gente sabe que ela está sim relacionada com infecções mais profundas (das trompas ou do útero, por exemplo), e também se relaciona com parto prematuro caso você esteja grávida e não faça o tratamento, por isso é importante fazer o diagnóstico correto e o tratamento adequado. O tratamento pode ser feito com antibióticos via oral ou cremes vaginais associados, que você só consegue comprar com prescrição de seu médico.

Se você está passando por isso, procure uma ginecologista, ela vai fazer o exame especular, avaliar o tipo do seu corrimento e realizar alguns testes, no consultório mesmo, para definir qual é a causa. Nem todo corrimento precisa de tratamento, e nem sempre o causador são as bactérias!

Beijnhos e até o próximo post…

Fonte: Rotinas em ginecologia, 5a. edição.