A Ninfoplastia consiste em uma cirurgia plástica para redução dos pequenos lábios da vagina. Geralmente é indicada quando o tamanho dos pequenos lábios causa algum desconforto à paciente, seja ele por constrangimento ou até mesmo por dor.

Os pequenos lábios fazem parte da vulva e têm como função proteger a vagina, evitando a entrada de fungos, bactérias e parasitas e também ajudam a direcionar o xixi quando urinamos. São importantes durante o processo de excitação, ficam intumescidos e aumentam sensivelmente seu tamanho durante a penetração nas relações sexuais. Algumas pacientes podem apresentar assimetria dos pequenos lábios (quando um lado é maior que outro) ou hipertrofia dos mesmos (quando o tamanho é aumentado).

É comum surgirem dúvidas em relação a isso: será que os meus estão grandes demais? Será que sou diferente das outras mulheres? Será que preciso me preocupar com isso?

Se você nunca se incomodou com isso provavelmente não existem motivos para tal, não tem nada de anormal com você. Uma leve diferença de simetria não significa um problema e o tamanho também pode variar bastante. A anatomia dessa região tem relação com sua etnia ou genética familiar, distúrbios hormonais e ainda o uso de anabolizantes.

Considera-se um aumento exagerado quando cada lábio tem mais de cinco centímetros, embora o incomodo não tenha relação direta com o tamanho. Queixas comuns em relação a isso estão relacionadas à dor no momento em que se realiza atividades físicas, ao ficar sentada por muito tempo ou ainda durante à relação sexual em função do atrito. Queixas em função da estética são também constantes, seja pelo constrangimento junto do parceiro ou ainda pelo fato de ficarem expostas ao usar uma roupa mais justa.

A ninfoplastia é uma cirurgia rápida (30 a 90 minutos), e geralmente a paciente pode ir de alta no mesmo dia. Existem técnicas variadas realizadas por cirurgiões plásticos ou ginecologistas. A recuperação pode ser bastante dolorosa, por se tratar de uma área extremamente sensível, o edema (inchaço) local é moderado e regride em até 15 dias. A sensibilidade local pode ser alterada de forma transitória. O pós-operatório também exige evitar esforço físico e abstinência sexual por algum tempo e o retorno à vida normal dependerá da liberação médica.

ninfoplastia

Essa cirurgia, considerada de pequeno porte, pode mudar a vida de muitas mulheres. Procurar um médico para discutir essa situação pode ser o primeiro passo para se livrar da dor, estar mais segura e confiante. Ainda assim, é preciso lembrar que estamos falando de um procedimento cirúrgico. Deve-se ter a certeza de que esse procedimento é necessário e não apenas mais uma cirurgia plástica entre tantas outras. Como dito anteriormente a recuperação pode ser bastante dolorosa e a ideia de uma estética vaginal perfeita talvez não seja anatomicamente correta.