Você teve uma gestação linda, desejada, esperada e sempre amou muito seu bebê desde o instante do seu positivo… Aguardou e idealizou a chegada do seu filho, quando ele veio você ficou feliz, mas ficou meio estranha, meio triste, irritada e chorando por tudo… E lógico, se culpando, pois obviamente todos à sua volta esperariam que você estivesse super, mega feliz!!!

Calmaaaa… Esse tipo de sentimento é normal na maioria das vezes, acomete cerca de 50-80% das mulheres no pós parto e é chamado de “blues”ou melancolia puerperal… Ainda não existe um fator bem definido da causa desse sentimento estranho, dessa melancolia, que não é bem tristeza (é difícil descrever, mas se você é mãe, já passou ou está passando por isso, vai entender!).

Mas a explicação mais aceita é a causa hormonal, a alteração dos níveis de hormônios no sangue, que ocorre junto com todas as mudanças fisiológicas que acontecem no nosso corpo após dar a luz! Lógico, quando você tem apoio familiar e ajuda com o bebê, não existe uma doença associada (por exemplo depressão pós parto, assunto para outro post), e há entendimento que isso pode ocorrer e é normal, as coisas evoluem de maneira natural e passa em algumas semanas. Mas, devemos ficar sempre alertas, na dúvida procure seu obstetra, ele te ajudará a entender essa fase e a diferenciar o “blues puerperal” de uma depressão ou algo mais grave que deve ser tratado!!!

Beijocas… e não se culpe, a chegada do bebê é acompanhada de muitas alegrias, mas muita insegurança, cansaço e mudança também…

Fonte: Manual FEBRASGO de Assistência ao Abortamento, Parto e Puerpério. 2010.