Hello divas! Vamos falar do SIU medicado (Sistema intrauterino). Também conhecido como DIU /SIU hormonal, DIU / SIU de progesterona ou DIU /SIU  medicado. (DIU= Dispositivo intrauterino).

O SIU medicado é um endoceptivo (dispositivo colocado dentro do útero) em forma de T. Na haste vertical contém levonogestrel (um tipo de progesterona) que é liberada em pequenas doses diariamente (20 microgramas por dia).

mirena1

É indicado como método anticoncepcional, como tratamento para sangramentos irregulares (fora do ciclo) e como prevenção da hiperplasia endometrial (crescimento exagerado do endométrio) nas terapias de reposição hormonal da menopausa. Por não conter estrogênio é uma boa opção de anticoncepção para quem está amamentando, para quem tem muitos efeitos sistêmicos com o uso de pílulas (náusea, inchaço…) ou que tenha qualquer outra contraindicação para o uso de estrogênios.

 

Atua de diversas maneiras:

  • faz com que o endométrio (camada que reveste o útero) não fique suficientemente espesso para possibilitar a gestação (e por isso o fluxo menstrual é reduzido);
  • deixa o muco do canal cervical (colo do útero) espesso, o que dificulta a entrada dos espermatozóides no útero e consequentemente a fertilização do óvulo;
  • afeta o movimento do espermatozóide dentro do útero.

Tem uma taxa de falha de aproximadamente 0,2% (isso é bem baixa, lembrando que o único método anticoncepcional que é 100% eficaz é não ter relações sexuais!) e tem a vantagem que você não esquece de usar.

Pode ser inserido no consultório ou em hospitais (caso você opte por colocar com sedação), e após colocado vale por 5 anos (por isso inicialmente você pode achar um método caro, mas se fizer as contas, são 60 caixas de anticoncepcional).

Ao colocar o SIU, inicialmente algumas mulheres podem notar irregularidade menstrual, que geralmente após o período de adaptação (de 3 até 8 meses) se transforma em redução de 50% do fluxo até a amenorreia (parar de menstruar totalmente!!!). Como benefícios também observa-se diminuição dos sintomas da TPM, da endometriose, adenomiose, cólicas menstruais e miomas.

Parece um método milagroso não é? Mas atenção: existem algumas mulheres que não devem utilizar o SIU medicado e ele não te protege de contrair DST.

Interessou-se? Tire suas dúvidas com seu ginecologista!

Até!

Fonte: bula do medicamento