Hello mulheres-que-não-pretendem-ter-filhos-agora-de-jeito-nenhum! Vocês sabiam que o único método anticoncepcional que não tem falhas é a abstinência sexual? Isso mesmo! Só tem chance zero de engravidar que não faz sexo… e ponto!

Cada anticoncepcional tem sua taxa de falha, ou seja, a mulher pode engravidar mesmo utilizando o método. Nós geralmente dividimos a taxa em uso perfeito (quando a mulher não esquece um santo dia a pílula, não atrasa nem um minutinho sequer) e uso típico, quando de vez em quando atrasa um pouquinho, pula um dia… ou seja, como habitualmente usamos.


tabela

Preste atenção nessa tabela ali de cima: nós temos que nos atentar ao “uso típico”… esses números mostram a chance de engravidar, em porcentagem, utilizando os métodos anticoncepcionais.

O método mais eficaz (que funciona melhor) é o DIU hormonal, é mais seguro que a laqueadura! Os DIUs, têm outra vantagem: a de não esquecer! Pois você coloca e pronto, não tem problema de horário, e etc.

Métodos comportamentais, como tabelinha, avaliação da temperatura corporal e etc, têm uma chance maior de falha.

As pílulas do dia seguinte, se utilizadas em até 72 horas (4 dias), reduzem em 75% a chance de engravidar, mas viu? Não é garantido!

Outra coisa: como sempre falamos aqui, quem nos protege das Doenças transmitidas pelo sexo é a camisinha!

Espero ter dado uma ajudinha na hora de você escolher seu método anticoncepcional. Até!

Referências: tabela adaptada de Trussel et al. Contraceptive efficacy.