Você sofre com fluxo menstrual muito intenso? Menstrua 2 vezes no mês? Ou então, nada disso, mas sua menstruação não tem intervalo regular? Você pode ter sangramento uterino anormal (SUA).

O SUA não é um diagnóstico e sim um sintoma, esse padrão menstrual, meio bagunçado, na verdade é sintoma de algum outro problema. Mas calma, na maioria das vezes não é nada muito grave e é muiiitttooooo comum!

Bom, basicamente ele pode acontecer por 2 motivos: porque existe um problema orgânico que faz a menstruação ficar assim irregular, como por exemplo um mioma, um pólipo, ou até uma “feridinha” no colo do útero, ou porque existe uma “baguncinha hormonal”, e ai ele é chamado de sangramento uterino disfuncional (SUD) e ele só pode ser assim classificado quando todas aquelas outras causas orgânicas forem excluídas!

E é por isso que quando você chega no consultório se queixando de menstruação irregular, são pedimos alguns exames, pois há necessidade de saber se existe uma causa orgânica ou é um sangramento disfuncional, o tratamento é diferente em cada caso!

Depois de realizar os exames complementares, é que á possível indicar o melhor tratamento, no caso do SUD na grande maioria das vezes conseguimos bons resultados com terapia hormonal, via oral ou com dispositivo intrauterino medicado, em alguns casos bem específicos cirurgia pode ser indicada também.

Sobre os tratamentos das outras causas, são assuntos para um novo post!

A consulta com seu médico é muito importante! Saber a causa real da irregularidade menstrual é fundamental, porque embora não seja o mais comum, problemas graves, como câncer por exemplo, também podem surgir com um SUA… por isso previna-se sempre, mantendo sua visita regular ao ginecologista!

Espero ter ajudado… Bjsssss.

Fonte: Rotinas em Ginecologia V edição.