Hello divas esquecidas! Com certeza esta situação “esqueci de tomar meu anticoncepcional” já aconteceu com alguém que você conhece… ou com você mesma! Ok, esqueceu…  E AGORA???

O esquecimento de tomar o anticoncepcional é importante causa de falha do método. Logicamente, para a pílula ter sua eficácia esperada (a que está escrita na bula), o esperado é que você evite qualquer esquecimento. A ideia, no mundo ideal, é tentar não pular dia e tomar sempre na mesma hora. Mas às vezes, acontece ué! E o que fazer?

Bom, se esqueceu de tomar a pílula a melhor coisa a fazer é tomar o comprimido logo que percebeu a desgraça o atraso:

  • Se o esquecimento for menor que 24 horas, sugere-se tomar o comprimido esquecido e o próximo deve ser tomado no horário habitual.
  • Se percebeu apenas na hora de tomar a próxima drágea (esquecimento maior que 24 horas), tome as duas juntas (a esquecida e a que era pra tomar mesmo) e depois continue utilizando regularmente.
  • Se você esqueceu a pílula por mais de 2 dias (porfavooooor), você pode ter um sangramento de escape. O que a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia diz é que deve-se usar preservativo durante 7 dias e tomar o restante dos comprimidos da forma correta. Existem alguns artigos que sugerem tomar 2 comprimidos juntos e depois continuar a cartela, mas o que é unânime é que TEM QUE USAR PRESERVATIVO por no mínimo 7 – 14 dias.

Se você esqueceu de começar a cartela no dia correto, fez uma pausa maior, ou apenas esqueceu na primeira semana, por segurança, use a camisinha por 7 dias.

Espero ter ajudado um pouquinho, e espero que você não passe por isso (hihihih)

Até!

Referência: Marta Finotti. Manual de Anticoncepção — São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), 2015.