E aí você tinha um IMC (índice de massa corpórea) maior do que o esperado (caracterizado como obesidade mórbida)… Ralou… Sabe falar de todos os tipos de dietas do mundo! E por fim, acabou precisando submeter-se a uma cirurgia bariátrica.

Ficou maravilhada com os quilos perdidos, sente-se mais saudável (e está!). Sabe que por conta do emagrecimento, controlou sua pressão, diabete (nem precisa mais dos remédios), está dormindo melhor… E agora se depara com um único sonho… Ser mãe! Com ele, novos medos… Mas vamos tentar descomplicar um pouco para você!

Afinal… mulher que fez cirurgia bariátrica pode ou não engravidar??? A resposta é SIM! Pode sim!

Mulheres que reduzem seu IMC (deixando-o dentro do normal; afinal, baixo peso também não é legal), reduzem também a irregularidade menstrual e conseguem um padrão melhor da ovulação, melhorando a fertilidade e a possibilidade de engravidar. Mas quando a medida adotada para essa redução de peso for a cirurgia bariátrica, algumas considerações devem ser levadas em conta.

Existe uma rápida perda de peso após a cirurgia e, com isto, há um potencial para deficiência de alguns nutrientes neste período que podem causar problemas para gravidez, tanto para a gestante, quanto para o desenvolvimento do bebê, aumentando muito a chance de ter um bebê com restrição de crescimento! Por isso, a maioria dos estudos mostram ser adequado esperar para engravidar, pelo menos, de 12 a 18 meses após a cirurgia.

Assim sendo, converse com seu ginecologista sobre o método anticoncepcional a ser utilizado nesse período, os comprimidos (vulgo pílulas) não são o melhor método a ser adotado neste momento. Mas existem outros tantos que são adequados para você.

Fonte: KONDO William; GEORGE MA; FILHO AJB; et al. (2)Gravidez após cirurgia bariátrica. FEMINA,vol35,n4,p239-248,abril 2007