Comentamos por aqui, que após uma cirurgia bariátrica é importante esperar um pouquinho para engravidar. Mas às vezes isso não é possível, ou ainda você até tenta, mas um bebê apressadinho surpreende, pois a fertilidade aumenta após o controle do IMC!

Ok! Você engravidou! E agora?

A mulher grávida, após a cirurgia bariátrica, necessita do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar: endocrinologista, nutricionista, psicólogo, cirurgião bariátrico, obstetra. Aliás, eles devem estar cientes da sua vontade de engravidar, mesmo antes da gravidez acontecer!

Quando uma mulher que foi submetida à esse tipo de cirurgia engravida, ela deve ter um pré-natal muito cuidadoso! Pois na maioria dos casos há necessidade de reposição de ferro (a chance de anemia aumenta muito em mulheres pós-bariátrica) e outros nutrientes. Ainda assim, são observados com maior frequência casos de bebês pequenos ou com restrição de crescimento, e essas situações merecem uma atenção especial por parte de seu obstetra.

A cirurgia bariátrica, por si só, não contra-indica parto normal. Porém todo caso deve ser avaliado separadamente. Converse com seu obstetra sobre vias de parto!

O aleitamento materno deve ser estimulado! Mas vale lembrar que as crianças podem ainda desenvolver deficiências nutricionais; por isso a importância do acompanhamento e da reposição nutricional mesmo após o parto. Aqui entra, de novo, o acompanhamento multidisciplinar (aliás, ele nunca deve deixar de existir!), e mais do que nunca, o pediatra deve fazer parte dessa equipe também!

Cuide-se! Ame-se! Engravide com saúde! Planeje! Converse com seus médicos e esclareça suas dúvidas!

Fonte: KONDO William; GEORGE MA; FILHO AJB; et al. (2)Gravidez após cirurgia bariátrica. FEMINA,vol35,n4,p239-248,abril 2007