Olá mulheres, vamos tentar descomplicar um pouquinho as hemorroidas na gestação, porque quando estas aparecem incomodam e muuuito as gravidinhas!!

Na gestação, o aumento da quantidade de sangue que circula pelo corpo faz com que as veias da região anal dilatem e fiquem inchadas, causando as hemorroidas.

Na mulher grávida, o esvaziamento gástrico e o trânsito intestinal ficam mais lentos, devido a fatores hormonais (progesterona) e mecânicos. O resultado clínico é a constipação intestinal (intestino preso) e o aumento da incidência das varizes hemorroidárias. Ou seja, o aumento do peso corporal na gestação, o aumento da pressão exercida na região pélvica pelo útero que está crescendo e também a maior facilidade à constipação intestinal, facilitam a ocorrência das hemorroidas.

Hemorroidas podem ser internas ou externas. Os principais sintomas das hemorroidas internas são o desconforto anal e o sangramento nas fezes, enquanto as externas provocam com frequência dor e coceira local.

Para aliviar os sintomas, às vezes são necessários uso de cremes na região anal. Os cremes mais comuns são os com corticosteroides, que ajudarão a reduzir a inflamação e a dor, e os que contêm lidocaína, um anestésico que ajudará a aliviar a dor. Banhos de assento por 10/15 minutos em água morna também ajudam a aliviar os sintomas.

Se você estiver com intestino preso, procure fazer uma alimentação rica em fibra, ingerir bastante líquido e converse com seu médico se é necessário alguma medicação para que as fezes fiquem mais macias, isso pode ajudar a diminuir a pressão sobre as veias, causando menos dor durante a evacuação. Você deve evitar esforço exagerado ao evacuar!

Evite coçar a região, isso pode causar mais dor, inchaço e desconforto. Utilize roupas de algodão. Nesses casos a higiene é fundamental. Evite papéis higiênicos perfumados ou lenços umedecidos, o ideal é sempre manter a área limpa, lavando após cada evacuação.

Para prevenir esse quadro na sua gestação, aí vão algumas dicas:

  • Previna a prisão de ventre (constipação intestinal): tome muito líquido, faça uma dieta rica em fibras provenientes de frutas, legumes e cereais integrais. Evitar alimentos condimentados, frituras, pimenta, chocolate.
  • Evite ficar sentada ou em pé por longo períodos, isso pode aumentar a pressão sobre suas veias inferiores. Mude de posição sempre que possível.
  • Quando for dormir, deite-se sobre o lado esquerdo, pois isso ajuda a aumentar o fluxo de sangue na metade inferior do seu corpo.

E cuidado! No período de amamentação, a mulher perde muita água para fabricar o leite. Assim, é preciso se hidratar muito para não ficar com as fezes ressecadas e ter uma maior propensão a hemorroidas também durante o pós-parto.

As hemorroidas na gestação não impedem o trabalho de parto normal e não justificam uma cesárea, mas essa decisão depende da avaliação do seu obstetra juntamente com você futura mamãe!!

Alguns casos podem ter complicações como trombose hemorroidária, infecção secundária, formação de úlcera ou fissura local, por isso, se notar algum desses sintomas que falei, procure seu médico! Espero ter ajudado!!  Beijos e até a próxima!!

Fonte: (1) Vademecum de Clínica Médica- Celmo Celeno Porto; (2) Manual de Ginecologia e Obstetrícia SOGIMIG- 5ª edição