Quando a mulher descobre que esta grávida, ela marca sua primeira consulta de pré-natal. Já fica ansiosa para saber de quantos meses está e então o médico pergunta a data da última menstruação e pronto, responde a sua idade gestacional atual  em semanas. Então nessa hora a mulher começa a calcular essas semanas pra saber quantos meses isso significa.

A gestação em humanos tem cerca de 10 meses lunares, que dura mais ou menos 280 dias. A fecundação ocorre em sua maioria duas semanas após o início do ciclo menstrual (isso não é regra) e nas contas em semana os médicos usam a data da última menstruação para cálculo. Como um mês costuma ter 30 ou 31 dias, não basta apenas dividir as semanas por 4, pois assim estaríamos considerando que todo mês tem 28 dias (7 dias da semana X 4 semanas: 28 dias do mês).

Se o bebê resolver nascer após a 37ª semana, nós o consideramos a termo (madurinho), e como o nono mês é calculado entre a 38ª a 42ª semana, considera-se a data provável do parto com 40 semanas de gestação. Veja que o nome já diz, data provável e não data de certeza.

Abaixo vamos expor uma tabela com a estimativa entre meses X semanas, para quando a família ou amigos perguntarem a idade gestacional você poderá responder com maior facilidade em meses, pois se falar em semanas, muitos irão olhar com aquela cara de “coitada, tá toda perdida”.

Tente se habituar a calcular a gestação em semanas, pois será mais tranquilo de encontrar informações sobre o seu período gestacional, agendar exames e tirar suas dúvidas!