Olá meninas! Hoje falaremos um pouco sobre os métodos anticoncepcionais de longa duração, ou, como já esta na mídia, os LARCs (long-acting reversible contraception).

O que são os LARCs? São métodos anticoncepcionais que você usa por tempo prolongado, de 3 a 10 anos, sem se preocupar em lembrar de tomá-los todos os dias ou de fazer alguma pausa.

Qual a vantagem disso? Inúmeras!! Vamos numerar algumas:

  1. A principal vantagem é de abolir o risco de “esquecimento”. Ou seja, como você não precisa ficar lembrando de tomar, retirar, colocar e fazer eventuais pausas, o fenômeno do esquecimento desaparece e o método funciona muito melhor.
  2. Outra grande vantagem é proteção contra uma gestação indesejada por longo período.
  3. Não aumentam o risco de trombose por terem como composição principal um hormônio chamado progestágeno.

Quais são os LARCS disponíveis no mercado?

  • DIU de cobre: dispositivo inserido dentro do útero que impede uma gestação por um período aproximado de 10 anos. Método isento de hormônio. Leia mais em aqui.
  • Implanon: haste de plastico com progestágeno que deve ser inserida no braço, debaixo da pele, e libera sozinha diariamente uma dose de hormônio que impede a gravidez. O hormônio liberado é seguro e não aumenta o risco de trombose. Após a inserção ele protege contra gravidez por um período de 3 anos. Leia mais em aqui.
  • SIU Mirena: dispositivo também inserido dentro do útero que também impede uma gestação assim como o DIU de cobre, com a vantagem de ter hormônio (progestágeno, também seguro e não aumenta risco de trombose), diminuindo o fluxo menstrual e tendo como duração 5 anos. Leia mais sobre o Mirena aqui.

Esses métodos apresentam inúmeras vantagens e devem ser considerados na escolha do melhor método anticoncepcional reversível.

Descomplicou?