Muitas das nossas Mulheres Descomplicadas por aqui já são mamães, não é mesmo? O verão vem chegando e é muito comum nos depararmos com essa situação, principalmente nas mamães de primeira viagem: A Miliária (popularmente conhecida como Brotoeja)

Você olha para o seu bebê, tão pequeno e frágil… será que não é bom colocar um casaquinho? E aí la vem o seu bebê todo empipocado, cheio de bolinhas pela pele…

 

Brotoeja é o nome popular da miliária, uma dermatite inflamatória causada pela obstrução das glândulas do suor. Ambientes quentes e úmidos, o excesso de roupas e agasalhos assim como febre alta favorecem o aparecimento de lesões, que surgem, em geral, no tronco, pescoço, nas axilas e nas dobras de pele, sob a forma de pequenas bolhas de água.

A aparência das lesões varia de acordo com a profundidade em que ocorreu o bloqueio.  As bolhas podem ser pequenas, transparentes e sem sinal de inflamação, quando o bloqueio foi mais superficial. Podem ser lesões vermelhas e inflamadas, quando ocorrer em região intermediária – é a forma mais comum, chamada de miliária rubra ou brotoeja – E ainda, mais raramente, pode ocorrer em região mais profunda. Quando observamos pus, provavelmente, está ocorrendo uma infecção bacteriana associada e é essencial procurar seu dermatologista ou pediatra do bebê para o tratamento adequado.

O tratamento da brotoeja leva em conta as características das lesões, o local onde se instalaram e a idade do paciente. Em crianças pequenas, por exemplo, optamos por medidas para refrescar a pele, a fim de evitar a transpiração excessiva. É importante manter o ambiente fresco e ventilado e usar roupas leves. No entanto, nos casos mais severos pode haver indicação de medicamentos e portanto é essencial procurar seu médico.

Evite vestir muita roupa no bebê, principalmente em dias quentes. Se houver propensão à brotoeja evite atividades que façam suar. Manter o ambiente fresco e arejado no verão também é uma dica. Sempre que possível, use roupas de algodão ou fibra natural, roupas sintéticas costumam reter o calor e o suor.

Segue agora uma dica de ouro!

bebe-e-roupas

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia