É muito comum a mulher achar que seu ciclo menstrual é irregular quando ela não fica naqueles dias sempre na mesma data. Quer dizer que mesmo que eu não fique menstruada sempre no dia 5 (exemplo) eu posso ser considerada regulada? Exatamente.

Por esse motivo, hoje vamos descomplicar quando o ciclo é normal!!! Qual é o intervalo, o fluxo de sangue e a perda sanguínea habituais. Já tivemos post explicando causas de menstruação irregular.

  1. Intervalo: o intervalo vai do primeiro dia que vem a menstruação, mesmo que seja apenas aquela sujeirinha, até o próximo primeiro dia. Fique atenta, a maioria das pessoas pensa que o intervalo é do último dia de sangramento até o início do mês seguinte. Esse intervalo é considerado dentro do padrão de normalidade quando está entre 21 a 34 dias, sendo o mais comum o intervalo de 28 dias. Assim sendo a mulher que tem intervalo de 28 dias terá um ciclo que aparenta adiantado 2 a 3 dias todos os meses (por exemplo: o sangramento vem dia 16 de março, 14 de abril, 12 de maio…). Têm algumas que são mais azaradas e o intervalo mais curto, porém ainda dentro do normal, imagine um intervalo de 22 dias (por exemplo: o sangramento vem dia 16 de março, 6 de abril, 27 de abril….), ou seja, ficou menstruada 2 vezes no mesmo mês, pois tem um intervalo mais curto.
  2. Fluxo (duração): é considerado habitual de 2 até 8 dias. Algumas mulheres acham que dois dias é muito pouco para ‘limpar o útero’ e pra outras 8 dias sangrando se tornam uma eternidade, mas acredite de 2 a 8 dias é considerado sim, normal.
  3. Perda sanguínea: de 20 a 80 ml, não diariamente e sim esse volume no ciclo inteiro. Impossível!!!! Eu uso 6 absorventes por dia, não pode ser verdade que eu sangre menos de um copo durante todo o ciclo!!! Esse é dos 3 itens o mais difícil de quantificar já que algumas mulheres trocam o absorvente com mais frequência que outras. As que usam o coletor menstrual, conseguem ter uma ideia melhor desse volume. Ah, quando a mulher sangra mais de 80 ml todo mês desenvolverá anemia por deficiência de ferro.

Nossa quanta coisa né? Importante saber que isso tudo precisa ter uma ciclicidade, sendo assim, consideramos regular aquele ciclo que se repete…

Mas realmente existe uma variedade enorme de ciclos entre as mulheres, dessa maneira, seu ciclo pode ser totalmente diferente da sua irmã, mãe ou amiga, mas mesmo assim pode estar tudo ok!

Fonte: Saúde da Mulher – Sartori/Sun