Posso usar anticoncepcional amamentando? A resposta é sim você pode!!! Mas calma, não é qualquer tipo de método que está liberado e também existe o momento ideal para começar um método contraceptivo depois que você teve bebê. Existem algumas opções além da pílula! Em geral, inicia-se o uso de algum método depois da “dieta”, ou seja, mais ou menos 45 dias depois do bebê nascer (mas isso não e regra para todas), alguns métodos podem ser iniciados logo após o parto ou a cesárea.

Alguns anticoncepcionais são permitidos, outros não (principalmente as pílulas combinadas)! Mas existem sim alternativas para as mamães que amamentam!

Os métodos de barreira, como a camisinha, o DIU (de cobre ou medicado), e até mesmo um tipo de injeção também estão na listinha dos possíveis!!!

Ah!!! Tome cuidado com aquela velha história de que quando estamos amamentando não se pode engravidar, isso só é valido quando você segue algumas regrinhas bem especificas, por isso, se você não quer engravidar enquanto ainda tem um bebezinho recém nascido em casa, procure seu ginecologista, ele vai te orientar e juntos vocês escolherão o melhor método para você usar nesse período tão especial!!!

Bjinhos….

Fonte: Manual de Aleitamento Materno FEBRASGO 2015