A técnica de preparo das mamas pra amamentação começa já com orientações no pré-natal. Gestantes bem orientadas serão lactantes seguras em sua habilidade em amamentar.

Existem 4 tipos de mamilos: normal, plano, pseudoinvertido e invertido. Durante as consulta de pre-natal seu médico irá diagnosticar o tipo de mamilo que você tem.

  • Mamilo normal: pontudo naturalmente. Não necessita de nenhum tipo de cuidado especial.
  • Mamilo plano: aquele que só fica pontudo após estimulo e massagem.
  • Mamilo pseudoinvertido: as papilas são viradas para dentro, mas após algumas massagens elas saem para fora.
  • Mamilo invertido: papila virada para dentro, não sai nunca para fora

mamilos

Tendo-se um mamilo normal, nenhum cuidado especial é necessário. Recomenda-se a todas as gestantes fazer banho de luz solar ou com lampada 40w alguns minutos ao dia, essa recomendação tem como finalidade fortalecimento e engrossamento da pele do mamilo mas não tem nenhum respaldo científico de que realmente funcione.

A maior dificuldade é encontrada nos mamilos planos, pseudoinvertidos e invertidos.

Para os mamilos planos indica-se a utilização de estruturas que forcem o mamilo para fora, como conchas de preparo ou até mesmo um pedaço de cartolina cortado em círculo dentro do soutien. Pegue um pedaço redondo de cartolina e faça um furo com cerca de 1 cm de diâmetro no centro, apoie no mamilo e deixe esse furo na região do mamilo de forma que esse seja forçado para fora. Algumas mulheres costumam fazer um corte pequeno no soutien de forma que só o pequeno mamilo permaneça para fora e com isso faça protusão.

Para os mamilos pseudoinvertidos é recomendado os exercícios de Hoffman. São massagens que envolvem rotação, tração e exteriorização do mamilo e que aumentam a flexibilidade da papilas. Já existe no mercado nacional um tipo de bomba sugadora que, ao ser colocada sobre o mamilo já protuso, faz uma especie de sucção e o traz mais ainda pra frente, aumentando a protusão e a flexibilidade (mas vamos concordar que deve doer muito, né?).

exercicios de hoffmann

Infelizmente, esses exercícios não funcionam para os mamilos invertidos. Neste caso apenas uma cirurgia poderia corrigir o problema (deve ser realizada antes da gestação). Mas se o seu mamilo é invertido fique calma, isso não significa que não poderá amamentar, apenas terá que adaptar a pega correta. Procure a ajuda de uma enfermeira especializada em amamentação e não deixe a angustia e ansiedade tomarem conta de você.

Referências: Zugaib, Obstetricia, 2 edição, 2012