Hello meninas! O tema trombose e anticoncepcionais está dando o que falar! Há algum tempo já escrevemos sobre isso aqui no Mulher Descomplicada, e com o assunto bombando na mídia o post super voltou a ser compartilhado (obrigada!). Se quiser entender mais sobre a relação de risco de trombose ao usar o anticoncepcional, leia o post anterior!

Para ilustrar o que já foi escrito anteriormente, encontramos um gráfico ótimo, que mostra a verdadeira relação entre trombose e alguns fatores considerados de risco, dentre eles, o uso de anticoncepcional.

riscodetrombose

Vocês podem notar que engravidar aumenta muito a chance de trombose, muito mais que o aumento do risco causado pelo uso das pílulas combinadas! Obesidade, deficiência de anticoagulantes e etc. também são fatores de risco. Uma mulher com digamos, “excesso de gostosura” que toma pílula, vai somando os fatores de risco… 

O que quero ressaltar neste post, é o que já falamos anteriormente: não podemos condenar um medicamento que tem sim seus benefícios, devido a casos específicos.

Use o método que lhe faz bem, cuidado com generalizações e matérias sem respaldo científico. Converse com seu médico sobre o assunto!

Referências: Tabela retirada do British Journal of Haematology 2010, 149: 824-833 e adaptada pelo Mulher Descomplicada (2) Vieira, Carolina Sales. Contraceptivo oral combinado e risco para trombose:papel do progestagenio. Femina;32(10):853-862, nov-dez. 2004.