Parabéns pra você mulher descomplicada que se preocupa com isso! Cuidar para não ganhar muito peso na gravidez é muito importante, pois o ganho de peso excessivo na gestação aumenta o risco de hipertensão, diabetes e obesidade no futuro. Além disso, já existem evidências de que o ganho de peso da mãe na gravidez influencia no peso do bebê ao nascer.

Segundo o Instituto de Medicina dos Estados Unidos, o ganho de peso pode variar na gestação de acordo com o índice de massa corpórea (IMC) no início da gestação. Portanto, você deve calcular o seu IMC assim que você descobrir que está grávida. Para isso é preciso dividir o seu peso pela sua altura multiplicada por ela mesma.

IMC=               PESO_______
              ALTURA x ALTURA

Se o seu IMC for menor que 18,5 você é classificada como baixo peso e poderá ganhar entre 12,5 e 18kg na gravidez.

Se o seu IMC estiver entre 18,5 e 24,9 você é classificada como peso adequado e poderá ganhar entre 11 e 16kg na gravidez.

Se o seu IMC estiver entre 24,9 e 29,9 você é classificada como sobrepeso e poderá ganhar entre 7 e 11,5kg na gravidez.

Se o seu IMC for maior que 30 você é classificada como obesa e poderá ganhar entre 5 e 9kg na gravidez.

E aí? Conseguiu se achar? Está ganhando muito peso? Precisa de ajuda? Converse com seu médico e procure um nutricionista. Gestantes com ganho de peso inadequado beneficiam-se de acompanhamento nutricional especializado e individualizado.

Veja também alguns posts que já fizemos falando sobre nutrição e atividade física na gestação.

Fonte: 1) Obstetrícia – Zugaib, 2012.