E agora? Tudo na minha vida mudou… Tenho um bebê para cuidar 24 horas por dia… Estou no tão falado resguardo… em abstinência… e meu marido só pensa naquilo!!! O que fazer? Quando posso voltar a fazer sexo?

Na verdade não há um momento definido após o parto para o reinício das atividades sexuais. O que se sabe é que a hemorragia e a infecção são menos prováveis entre 14 e 21 dias após o parto, sendo então aconselhável evitar as penetrações vaginais até esta época. Além disso, o reinício das relações sexuais tão cedo pode ser desagradável, e até mesmo doloroso, devido ao útero não ter voltado ainda ao seu normal e à cicatrização dos pontos não estar completa. Isto independe da via de parto, se vaginal ou cesariana.

A melhor regra a seguir é a do BOM SENSO. Após duas semanas, o sexo pode ser reiniciado de acordo com o desejo e o conforto da mulher.

É absolutamente normal que a mulher tenha o interesse sexual diminuído no pós parto. Esse desinteresse é atribuído às noites mal dormidas, ao cansaço, à baixa autoestima por causa da insatisfação com o corpo, à dor e ao sangramento vaginal.

O casal deve conversar a respeito do que eles podem fazer para preservar a vida a dois. Interromper a relação sexual não significa interromper as carícias e o contato entre o casal.

Não existem posições sexuais mais indicadas para essa fase. Existem as posições em que o casal se sente mais confortável. Para alguns casais existem outras opções prazerosas como o sexo oral e o anal.

Na penetração vaginal, uma dica importante é usar lubrificante vaginal antes da penetração, principalmente se a mulher estiver amamentando! A amamentação inibe a produção do hormônio estrogênio o que diminui a lubrificação vaginal durante a excitação sexual. E também é bom conversar com sua/seu ginecologista sobre a necessidade de anticoncepcionais.

Fonte: 1) Williams Obstetrícia, 20.ed., 2011; 2) www.mdemulher.abril.com.br