O Whey Protein é uma febre entre frequentadores de academias e praticantes de exercícios físicos que desejam ganhar massa muscular. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), existem cerca de 10.000 postos de comércio de suplementos – e o whey protein é responsável por 60% das vendas.

No entanto, você sabia que o consumo em excesso e de forma desregulada pode acarretar em danos significativos à saúde da pele?

O que ocorre?

Estudos têm demonstrado que a ingestão do Whey Protein (e de proteínas em excesso, de uma forma geral) aumenta a liberação de insulina pelo organismo e, consequentemente, a produção de uma proteína chamada IGF-1 – traduzindo do inglês – Fator de Crescimento Semelhante à Insulina 1. O IGF-1 é um hormônio de crescimento e embora acelere o crescimento muscular, infelizmente, também acelera a acne. Existe uma correlação entre os níveis de sebo e IGF-1, portanto quanto mais elevados os níveis de IGF-1, mais sebo a pele produz.

Lembrando ainda que muitos dos suplementos, além das proteínas, ainda são turbinados por outras vitaminas como a Vitamina B12, também conhecida como facilitadora do surgimento da acne.

Mas peraí! Podemos dizer que a proteína de soro de leite aumenta o risco de ter acne, mas, obviamente, não vai dar acne em todos, ok? A via IGF-1/insulina é apenas uma maneira de se ter acne.

Listo abaixo alguns fatores de risco, ou seja, pessoas que possam ter mais problemas de pele ao utilizar o Whey Protein:
1) Pessoas com pele oleosa;

2) Pessoas com resistência a insulina (diabéticos ou pré diabéticos por exemplo);

3) Pessoas cujas espinhas pioram quando ingerem mais açúcar ou carboidratos simples;

Ainda… além da pele, a suplementação alimentar pode trazer outros riscos a saúde, como surgimento de cálculos renais, envelhecimento celular precoce, entre outros, quando você pega a proteína do amiguinho achando que é ótima para você feito da maneira inadequada.
Não inicie a suplementação sem o acompanhamento nutricional por profissional capacitado!